Inovação
Hoje é difícil imaginar um ambiente organizacional sem inovações. Sabemos que o mercado é muito competitivo e se destaca quem souber fazer das suas idéias organizacionais inovações organizacionais. E como fazer isso? Uma vez que o acesso as informações hoje é muito facilitado pelos meios tecnológicos e suas redes sociais.
O diferencial está em como submetemos nossas informações, buscando extrair todos os sentidos dessa informação. Em um ambiente organizacional é necessário que todos contribuam com sua inteligência, sua responsabilidade e criatividade para com sua sociedade. Devemos pensar como um todo, usando nossa criatividade para resolução criativa de problemas na organização em que participamos.
Mas o que vemos nas organizações é o medo do novo, tudo que é novo causa certo medo, um certo desconforto, porém precisamos vencer isso para que as inovações venham e tragam resultados extraordinários, para que tenhamos novas idéias é necessário que tenhamos a mente aberta a coisas novas e dispostos a enfrentar o medo de errar. Vale lembrar que uma idéia bem desenvolvida é muito mais produtiva que uma analise de informações. Uma nova idéia surge em segundos, enquanto a analise desta idéia pode levar várias horas, é o que diferencia uma idéia que se trona em inovação de uma simples idéia perdida.
Podemos citar alguns exemplos de empresas inovadoras e como agem com seus colaboradores:
3M é uma empresa pioneira em inovação, deixando livre aos colaboradores 15 % de seu tempo para projetos livres de sua própria escolha. Esta estratégia teve origem em 1923 quando um de seus colaboradores Richard Drew que no momento estava envolvido em um projeto de desenvolvimento de lixas da companhia teve liberdade para usar seu tempo no desenvolvimento da fita crepe.
Google é uma empresa nova que acabou de fazer 10 anos e que tem um pensamento compartilhado pela liderança: “Erre rapidamente, assim você pode tentar outra coisa rapidamente.” Com este pensamento