O que faz o brasil - roberto damata
“O QUE É O BRASIL, BRASIL?” ROBERTO DAMATTA (2004)
O livro fala sobre a identidade brasileira nos minimos detalhes, como: comida, carnaval, religião, relação entre homens e mulheres, vida doméstica, trabalho, racismo, etc. Fala que a construção da identidade de um indivíduo se dá juntamente com a construção de sua sociedade, através da prática de seus costumes, hábitos e regularidades, tornando os indivíduos singulares com sua sociedade. É uma obra dividida em oito capítulos.
1º capítulo – O autor distingue o brasil com “b” minusculo de Brasil com “B” maiúsculo. O primeiro seria uma população doentia que, em contato com uma natureza exuberante e um clima tropical, estaria fadada a degeneração e a morte. E o outro com “B” maiúsculo, um pais com cultura, local geográfico e território reconhecido internaciolnamente.
O Brasil não é composto apenas por estatísticas, é preciso acrescentar os lados positivos que geralmente não interessam e por isso deixam de ser enfatizados.
2º capítulo – É destacado a diferença entre casa e rua, sendo a casa um local dotado de emoções, ela tem um significado mais amplo, é nela que predomina os valores familiares, é um espaço privado, de relaxamento, onde há uma hierarquia de valores pessoais. Já a rua é um lugar onde as pessoas não tem rosto e alma, mas, sim caras e corpos, onde é só mais um no meio as multidão. Define a rua como um lugar de “batente” e perigoso, em contraste com a casa, um lugar de aconchego e segurança, e termina falando sobre o trabalho e as marcas que trás da escravidão, onde o patrão acha-se dono do trabalhador.
3º capítulo – Este capítulo fala do tipo de racismo que acontece no Brasil, ou seja, são “fenômenos” que acontecem na vida dos brasileiros, que ocorre por causa da dificuldade encontrada na adaptação aos valores igualitário na rua, devido valores pessoas adquiridos em casa, hierarquizados. Também é relatado as teorias racistas européias e norte americanas do séc. XIX que não era