Sistema reprodutor feminino
INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 3 FUNÇÕES DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO 3 COMPONENTES DO SIST. REPROD. FEMININO 3 OVÁRIOS 4 TUBAS UTERINAS 5 UTERO 5 VAGINA 6 HIMEN 7 GRANDES LÁBIOS 7 PEQUENOS LABIOS 7 CLITÓRIS 8 VULVA 8 GLÂNDULAS MAMÁRIAS 9 HORMÔNIOS SEXUAIS FEMININOS 9 CICLO MESTRUAL 10 ENDOMETRIOSE 11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
No dia 21 de Maio de 2012 os alunos do 3º semestre de Psicologia participaram de uma aula dinâmica sobre o Sistema Reprodutor Feminino. Ministrada pela professora Regina Reis Abrão, a atividade aconteceu no laboratório da universidade, onde os alunos puderam observar os bonecos anatômicos identificando cada órgão e entender suas funções, o que nos proporcionou um maior envolvimento e compreensão da matéria. O objetivo deste estudo foi fazer a revisão bibliográfica do assunto, analisando a estrutura geral do sistema reprodutor feminino com ênfase nas principais funções dos órgãos que compoem este sistema, fazendo assim um relatório sobre o assunto.
FUNÇÕES BÁSICAS DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Para que se atinja a gravidez é necessário que todos os órgãos e sistemas relacionados ao aparelho reprodutor estejam exercendo suas funções corretamente, como se fosse uma grande orquestra.
O sistema reprodutor feminino é composto de diversas estruturas. As principais são: ovários, tubas uterinas, útero, vagina, vulva. Cada uma exerce sua função específica, muitas vezes estimulada e regulada por hormônios produzidos no cérebro (hipotálamo) ou em outros órgãos (glândula hipófise).
COMPONENTES DO SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
ÓRGÃOS EXTERNOS: são essencialmente os elementos que formam a vulva, embora também se possa incluir a vagina neste grupo, e correspondem às estruturas que participam na cópula, o ato que permite a entrada das células reprodutoras masculinas, ou seja, dos