O Que Ensinar Em Ci Ncias
Você já sabe , dentro do que foi estudado na tele-aula e no seu material impresso, que os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos oficiais de ensino, em âmbito nacional, apesar de não serem mais utilizados por alguns estados na elaboração dos currículos. Na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os conteúdos de ciências são organizados em três eixos: Ambiente, Corpo humano e Saúde, recursos tecnológicos. Esta organização dos conteúdos ainda permanece em vários currículos de ciências em muitos estados.
Como você já sabe, cada eixo desses citados acima, envolve conteúdos específicos que serão elencados, de acordo com os documentos de ensino de cada estado ou mesmo instituição. É importante lembrar que os conteúdos precisam também contemplar aspectos como:
Os conhecimentos biológicos → relacionam-se com as áreas que compõem a biologia, como o estudo dos seres vivos e suas relações entre si; ecologia envolvendo aspectos como a manutenção da vida no planeta; corpo humano, ressaltando questões como a manutenção da saúde, higiene, sexualidade.
Os conhecimentos físicos → envolvem, por exemplo, conteúdos como a densidade, temperatura, estada física e mudanças de estado físico da matéria, o ciclo da água e a formação de nuvens, noções de astronomia.
Os conhecimentos químicos → são relativos às modificações que ocorrem na matéria. Por exemplo, as transformações que os alimentos passam no processo de digestão, a decomposição dos seres vivos pelas bactérias, as reações químicas que ocorrem na produção de um bolo, dentre outros.
É muito importante que você tenha clareza de que esses conhecimentos estão relacionados. Não podemos explicar para o aluno a digestão, sem envolvê-la com as transformações ocorridas na matéria (alimento). Assim como quando ministramos o assunto sobre cadeia alimentar, também relacionamos conceitos biológicos e químicos, como você viu acima. Portanto, os conhecimentos não são estanques e não podemos