O que delimita um classico
Esquematicamente poderíamos apontar alguns traços definidores do que hoje se considera um texto clássico:
*Forma única de conhecimento;
*transmite paixões humanas de maneiras intensa, original e múltipla, são paixões universais, ou seja, que é a experiência do homem.
*utilização da linguagem de uma maneira exemplar, original e inesperada.
*Um conjunto de revelações, ideias e sentimentos que tem a propriedade de durar na memória mais do que outras manifestações artística como por exemplo música, cinema etc.
*Um não contra a morte, por perdurar a obra clássica ultrapassa o tempo e a finitude humana, de uma certa forma é um protesto contra o sem sentido da vida.
Talvez a característica fundamental de uma obra clássica seja a sua inesgotabilidade ou como diz “Calvino” um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha pra dizer.
*Os clássicos exercem influência não só na vida dos leitores, mas também na forma de escrever de outros autores que geralmente buscam inspirações sobre estilo e ideias que podem ser colocadas em suas obras então podemos considerar que suas principais características são:
1-Não perde o seu valor com o tempo
2-apelo universal (sua história é capaz de tocar pessoas de diferentes culturas ,por que os temas podem ser entendidos por leitores de diversas idades ,como amor ,ódio e morte.
3-influência outros autores.
Bibliografia, Calvino Italo.(por que ler os clássicos. SÃO PAULO, companhia das letras 1993.
GREGÓRIO DE MATOS: nasceu em 1633 em Salvador (BA) e ficou conhecido como o maior poeta barroco brasileiro. Ganhou o apelido de "boca do inferno" por sua vasta obra satírica, principalmente com crítica política. Com tantas polêmicas, foi deportado para Angola e só pode voltar ao Brasil com a condição de evitar as sátiras. Segundo os estudiosos, nos momentos finais de sua vida, tornou-se mais devoto