PT INDIVIDUAL DOUGLAS
Este trabalho é resultante da análise da problemática temporal que envolve a passagem da ANTIGUIDADE para a IDADE MÉDIA. Desenvolvido por meio da reflexão da relação entre o tempo e a HISTÓRIA partindo do questionamento de que a transição entre a ANTIGUIDADE E A MEDIEVALIDADE teria ocorrido de uma mudança abrupta entre os séculos IV e V.
Como fontes de pesquisas foram utilizados textos de grande valor documental , analisados e resumidos possibilitando uma conclusão relacionada entre o tempo ,HISTORIA e possíveis causas que propiciaram essa transição temporal .
Desenvovimento
TEXTO TEMPO E HISTÓRIA
A relação entre TEMPO e HISTORIA é um tema ou fonte de problemas , questionamentos e conflitos entre historiadores e filósofos .O conceito de tempo defendido pelos historiadores é que o tempo da HISTÓRIA é diferente do tempo das ciências .
Para os historiadores o tempo é tanto o elemento de articulação da narrativa histórica como também vivencia civilizacional e pessoal .Para cada civilização a definição de tempo é diferente .
Os historiadores convivem com as tensões inerentes ao tempo , pois estão imersos no seu tempo e no tempo a partir do momento em que selecionam um tema , daí os estudos propostos são analisados em recortes temporais , ou seja uma sub- divisão do período em analise .
Com o passar do tempo a HISTÓRIA se tornou um campo de conhecimento e muitos historiadores preocuparam em ordenar cronologicamente os fatos ou acontecimentos históricos , a HISTÓRIA passou a ser diferenciada de quem e para quem ela é produzida .
TEXTO APRESENTAÇÃO AO DOSSIÊ ANTIGUIDADETARDIA: o alvorecer de um conceito historiográfico
O dossiê foi idealizado a partir de um questionamento que surgiu no fim do século XX e começo do século XI: de como os historiadores modernos poderiam oferecer uma nova divisão do período de transição entre ANTIGUIDADE e IDADE MEDIA dando novos padrões a este tema e superando as concepções das correntes historiográficas .
Neste