dança
• 2. O que é a dança contemporânea?
É um estilo de dança moderna voltada para a diferença e inovação no mundo artístico. É algo pouco comum e ainda pouco explorado, sendo importante dar a conhecer este género de dança.
• 3. História
Apesar de ter surgido na década de 1950, a dança contemporânea definiu-se concretamente na década de 80, uma vez que esteve, durante esses 30 anos, em período de experiência e improviso.
Apareceu como forma de protesto contra os padrões da cultura clássica e, apesar das comuns referências ao ballet, jazz e hip-hop, desenvolveu movimentos e uma linguagem muito própria e característica.
• 4. Definição
A dança contemporânea não é totalmente definida por técnicas específicas, dando ao bailarino liberdade para criar as suas próprias partituras coreográficas.
As coreografias contemporâneas são executadas através de métodos tais como improvisação e são compostas através de temas relacionados com a política, sociedade, cultura, autobiografia, comportamentos e quotidiano. Quando um bailarino estuda o seu tema tem muito mais sucesso na coreografia.
• 5. Relações com outras artes
A dança contemporânea passou a trazer à discussão o papel de outras áreas artísticas na dança, como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, performance, cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa.
• 6. Características
A dança contemporânea modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar o seu peso. Ela mantém, a estrutura do ballet, faz o uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea procura uma ruptura total com o ballet. A composição de uma coreografia para um espectáculo de dança contemporânea implica diversos factores além da própria composição musical. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os