o que cientifico
Universidade Católica de Brasília
Alunos: Ana Maria Cardoso
Disciplina e turma: IES / D-106
Professora: Euda Raposo
Fichamento de capítulo “O que é cientifico”
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLETA: RUBEM, Alves. O que é cientifico. São Paulo: Edição Loyola. 2007.
Sobre o autor:
Sobre o autor: Pedagogo, poeta e filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros para crianças, psicanalista, Rubem Alves é um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil.
Nascido no dia 15 de setembro de 1933 em Dores da Boa Esperança, uma pequena cidade do sul do estado de Minas Gerais, Rubem Alves, educado no seio de uma família protestante, muito cedo teve de se confrontar com a sua diferença. O destino inscrito na sua diferença leva-o, depois do Ginásio, a estudar teologia no seminário Presbiteriano do Sul, um dos mais conhecidos seminários evangélicos da América Latina.
Concluído o seminário, torna-se pastor de uma comunidade presbiteriana no interior de Minas e casa com Lídia Nopper, com quem teve três filhos, Sérgio, Marcos e Raquel. Depressa, porém, o pastor tomou consciência de que a sua ousadia evangélica o levava para terrenos difíceis. Em 1963, viaja para Nova York para fazer uma pós-graduação. Neste período viveu sob o medo intenso da Ditadura Militar. O exílio dura até 1968.
Doutorado, volta ao Brasil para se despedir da Igreja Presbiteriana e experimentar o desemprego. Em 1969, uma Faculdade do interior acolhe-o. Aí permaneceu até 1974, ano em que finalmente ingressa no Instituto de Filosofia da Unicamp, onde fez a maior parte da sua carreira acadêmica até se aposentar nos primórdios da década de 1990.
“O prazer da música é uma qualidade subjetiva que foge às medições que a ciência exige. Então, a ciência é um instrumento necessário e competente para se conhecer as coisas que podem cair nas suas redes. Mas há uma quantidade enorme de “coisas” que não podem