O que as diretrizes nos dizem
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional da LDB (1996), no artigo 29, ela define a Educação Infantil como a: “primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Desde a criação das primeiras creches no século XIX até os dias de hoje a relação de cuidado com as crianças enquanto os pais trabalham tem grande importância na relação do desenvolvimento físico, intelectual, psicológico e social mencionado na LDB. Ao longo dos anos este relação foi estreitada através de um olhar direcionado as questões ligadas à educação.
Não existe educação sem cuidado, atividades realizadas de acordo com as necessidades de desenvolvimento físico, intelectual e social das crianças englobam estas duas ações. Por isso, pensar através deste ponto de vista específico à educação infantil como a saúde, a segurança, o afeto e a alimentação, bem como a interação, estimulação, brincadeira, entre outros, requer constituir as ações de cuidado e educação de forma dinâmica, para que se perceba a relação constante entre tais funções básicas da educação Infantil em qualquer escola do Brasil.
Os processos de construção e relacionamentos cognitivos e sociais entre as crianças que permitem o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades estão diretamente ligados ao ato de educar e cuidar.
Creio que a falta de limites herdada das atitudes desenvolvidas em casa e a falta de recursos para desenvolver atividades específicas sejam as grandes dificuldades encontradas pela minha escola parceira. O desafio de superar estas dificuldades esta em nós educadores que buscamos dia a dia oferecer o melhor para os nossos alunos com alternativas variadas.