sem titulo
Porter.
Ambiente interno
O ambiente interno é o ambiente que está dentro da organização e sobre o qual a organização exerce todo controle. Os componentes do ambiente interno influenciam diretamente a organização e são por ela influenciados.
Os principais componentes do ambiente interno são:
• Componentes de Recursos Humanos – é composto pelos profissionais que atuam na organização e das políticas e práticas adotadas na gestão desses profissionais.
Devem ser analisadas as relações trabalhistas; as práticas de seleção, recrutamento, treinamento e avaliação de desempenho; as políticas salariais, de incentivo e de carreira; a rotatividade; o absenteísmo; a qualificação profissional; a cultura organizacional; as atitudes etc.
• Componentes mercadológicos – os componentes mercadológicos ou de marketing dizem respeito às relações da organização com o mercado. As estratégias de produto, preço, promoção e distribuição; a segmentação de mercado; as políticas de comercialização etc são alguns dos aspectos do componente mercadológico que devem ser analisados.
• Componentes de produção – fazem parte dos componentes de produção os aspectos relativos à operação da organização. Alguns desses aspectos são: tecnologia empregada, política de horizontalização versus verticalização, políticas de compras e estocagem de insumos, políticas de estoque, layout, políticas de produção – produção limpa, just in time, qualidade, pesquisa e desenvolvimento etc. • Componentes financeiros – representam a capacidade de investimento e de liquidez da organização. Devem ser avaliados, dentre outros, os seguintes componentes: liquidez, taxa de retorno dos investimentos, lucratividade etc.
Certo e Peter (2005) propõem que os aspectos organizacionais devam ser analisados separadamente, como um conjunto de componentes específicos. Consideramos que esses
aspectos