O que é geografia quantitativa/teorética/nova ?
É a geografia que estuda, analisa o espaço utilizando de quantidade, números, e analiza-o de acordo com pontos, ignorando o lado social e humano, diário, mas somente observando os fatos de acordo com os dados obtidos.
Como esta surgiu?
A Nova Geografia também conhecida como Geografia Teorética ,Quantitativa, ou até mesmo como Nova geografia surgiu durante a década de 50,impulsionada pelas transformações causadas pela Segunda Guerra Mundial ( é claro em todos os setores: científico, tecnológico, social e econômico) e ,por volta dos anos 1950 no Brasil.
Esta geografia , ou corrente como é chamada nos livros e sites que pesquisamos buscou superar os “erros” existentes na Geografia Tradicional e os procedimentos metodológicos da Geografia Regional. Ela é baseada no positivismo lógico, e, busca ser objetiva e imparcial, por meio de um rigor maior na aplicação da metodologia científica.
Diferente do que era dito na Geografia Tradicional onde a Geografia era vista como uma ciência singular, devendo possuir métodos próprios, na teorética os métodos científicos são comuns a todas as ciências:
“[...] ‘há métodos científicos para a pesquisa geográfica, mas não métodos geográficos de pesquisa’ assim toda pesquisa científica seguiria o mesmo conjunto de procedimentos, o que difere na pesquisa é o objeto de estudo, no caso da Geografia o das organizações espaciais, Em cada ciência, o que a diferencia das demais é o seu objeto. Cada ciência contribui para a compreensão da ordem e da estrutura existentes, e o setor da Geografia é o das organizações espaciais. A abordagem da geografia científica está baseada na observação empírica, verificação de seus enunciados e na importância de isolar aos fatos de seus valores. Ao separar os valores atribuídos aos fatos dos próprios fatos, a ciência procura ser objetiva e imparcial” foi o que disse o geógrafo : (CHRISTOPOLETTI, 1985, p.16).
Principais Características