CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRAFICOS
Resumo
A ciência Geográfica teve seu processo de sistematização tardio, vindo a se constituir-se enquanto ciência por volta do século XIX. Veremos o rompimento da Geografia na sua fase tradicional, dando novos rumos em movimentos de renovação da Geografia, enquanto ciência. Apontando seus principais responsáveis e suas bases metodológicas. Neste será apresentado a evolução das principais correntes do pensamento Geográfico determinismo, possibilismo, treorética pragmática e critica.
Palavras-chave: Correntes do Pensamento Geográfico; Determinismo; Possibilismo; Teoretica pragmática e Critica
1 Introdução
A ciência geográfica teve seu processo de sistematização lento e tardio, vindo a ter inicio enquanto ciência por volta do século XIX. Serão relatadas principais perspectivas que foram predominantes entre o século XIX e XX até os dias atuais. Todavia tendo uma visão abrangente do seu desenvolvimento ao longo do tempo, caracterizando e esclarecendo autores e perspectivas atuantes no desenvolvimento geográfico.
Os geógrafos poderiam simplesmente ignorar as novas conquistas do saber, e prosseguir fazer o vinham fazendo. Porem ouve uma necessidade de quebrar os antigos paradigmas. Uma nova ordenação de fatos, de valores que obriga a criação de novos valores. Tentando mostrar quantos grupos de seres humanos existiam com seus problemas sociais e políticos e quantas eram as formas de comandar tantas geografias particulares que existiam.
Ofereceremos as principais perspectivas que foram dominantes desde o inicio de sua sistematização geográfica que foram dominantes, no transcurso da sua evolução, assim como norteadoras das finalidades propostas para a geografia.
2 Fundamentação teórica
As primeiras colocações no sentido de uma geografia sistematizada, ou seja, a geografia tradicional, vão ser obras de autores prussianos ligados a aristocracia Alexandre Von Humboldt e Kall Ritter. Ambos ocuparam cargos