O quanto devemos beber água
O mito dos 8 copos provavelmente surgiu em 1945, quando um respeitado instituto de pesquisas científicas nos EUA - o National Research Council - divulgou um artigo sugerindo que o consumo médio de água, para um adulto, deveria ser de aproximadamente 2,5 litros por dia. No rodapé, havia um adendo: parte dessa água já está contida nos alimentos que consumimos diariamente. Mas ninguém deu muita bola para ele. Dali em diante, disseminou-se pelo mundo a ideia equivocada de que, para levar uma vida saudável, precisamos beber os tais 8 copos - equivalentes a 2,5 litros. Segundo o nutrólogo Valcinir Bedin, diretor da Sociedade Brasileira de Estudos do Envelhecimento (Sobrae), 4 copos por dia são mais que suficientes, justamente porque nosso organismo obtém água de outras fontes também. E entra nessa conta qualquer tipo de líquido, incluindo sucos naturais ou industrializados, leite, chás, refrigerantes... Até café, apesar da sua reputação de bebida diurética.
"Precisamos de água para manter nossa pressão arterial estável e ficar hidratados, mas sem exageros", explica Bedin. "O excesso de líquidos sobrecarrega os rins." Em casos extremos, água demais pode até matar - quando consumida em grandes quantidades num curto espaço de tempo.
Fontes de saúde
De onde pode vir a sua cota diária de água
Melancia
96% de água
Aipo
95% de água
Espinafre
91% de água
Alface
96% de água
Cereais cozidos
85% de água
Uva
81%
de água
Laranja
87% de água
Chuchu
95% de água
Tomate
93% de água
Abobrinha
94%
de água
Batata fervida
77%
de água
Carne de frango 70% de água
1. ÁGUA FILTRADA
Melhor que a água de garrafa, cuja composição pode incluir sais mineiras que, em excesso, acabam prejudicando o funcionamento correto dos rins.
2. OUTROS LÍQUIDOS
Vale aquele que você preferir: sucos industrializados ou naturais,