O psicólogo hospitalar e a integração com a equipe multiprofissional
CURSO DE PSICOLOGIA
O PSICÓLOGO HOSPITALAR E A INTEGRAÇÃO COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
MOGI DAS CRUZES, 2012
O PSICÓLOGO HOSPITALAR E A INTEGRAÇÃO COM A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
MOGI DAS CRUZES, 2012
RESUMO
A história da Psicologia Hospitalar remonta a 1818, quando, no Hospital McLean, em Massachussets, formou-se a primeira equipe multiprofissional que incluía o psicólogo. As primeiras inserções de atividades psicológicas em hospitais gerais no Brasil datam da década de 1950. No entanto, foi nas últimas duas décadas que o interesse pela Psicologia Hospitalar cresceu significativamente. O primeiro curso de Psicologia Hospitalar do país foi oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1976, sob responsabilidade de Bellkiss W.R. Lamosa. Desde o ano 2000, a Psicologia Hospitalar foi reconhecida como uma especialidade pelo Conselho Federal de Psicologia e hoje é uma das áreas de atuação da psicologia que mais tem sido explorada.
Atuando com a tríade família – paciente - equipe multiprofissional, visando sempre à recuperação do paciente em âmbito físico e emocional. Tratando o sofrimento psicológico por conta da doença, internação e tratamento.
Esse trabalho é feito a partir de uma equipe multiprofissional onde psicólogo atua de maneira importante, pois por muitas vezes funciona como um interlocutor que unifica a equipe de diferentes profissionais para verem o paciente como um todo possibilitando assim através da interação e a troca de informações o atendimento pleno do paciente.
Embora seja uma prática relativamente recente, a psicologia hospitalar vem conquistando seu espaço consideravelmente. Isso se dá pelo reconhecimento de que o conceito de saúde vai além do aspecto orgânico/físico do indivíduo. O trabalho realizado pelo psicólogo hospitalar tem como principal objetivo prestar assistência ao paciente,