Iiiiii
O psicólogo hospitalar vem sendo, cada vez mais, reconhecido pela sua importância dentro da equipe multiprofissional, no atendimento ao paciente hospitalizado. Os núcleos para uma formação especializada também começam a se difundir, e aparece uma crescente demanda de graduandos e profissionais de Psicologia com interesse na área. O mercado de trabalho para a Psicologia Hospitalar se abre, principalmente, nos últimos anos, vide o aumento do número de concursos públicos e vagas para a Psicologia na área de saúde. Sem falar no setor privado, com contratação de psicólogos. Em clínicas, hospitais e principalmente na inclusão do mesmo nas equipes multiprofissionais, nos C.T.I.’s, onde a possibilidade da morte iminente se faz presente todo o tempo.
A Psicologia Clínica e a Psicologia Hospitalar formação, contribuições, diferenças e modelos
A Psicologia Hospitalar ainda, é muito recente em termos de teorias e técnicas psicológicas que de fato dão suporte a intervenção e atuação do profissional psicólogo no âmbito hospitalar. No início desse trabalho, o modelo de atendimento no consultório particular, é que balizava a orientação desses profissionais. Pois a formação acadêmica do psicólogo até hoje, permanece centrada no modelo de atendimento individualizado da clínica particular. A grade curricular não dá ênfase em disciplinas como dinâmica de grupo, dinâmica interdisciplinar, trabalho institucional, terapia de grupo, política de saúde.
A Psicologia Clínica e a Psicologia Hospitalar formação, contribuições, diferenças e modelos
A disciplina de Psicologia Hospitalar, geralmente só é oferecida nos últimos períodos, e em algumas instituições são disciplinas eletivas e/ou opcionais. Nos Serviços de Psicologia Aplica (SPA) das universidades, poucos são os estágios supervisionados ligados ao trabalho do psicólogo hospitalar. Em sua maioria, são