o papel do psicologo
Para se trabalhar em equipe existe a dificuldade de se ter uma inter- relação entre os diferentes profissionais, é necessário que cada membro da equipe transmita seu conhecimento e percepções aos demais membros da equipe. È de grande importância que cada membro conheça a atividade do outro, e troque informações, discutindo sobre cada caso, buscando juntos a melhor maneira de proceder.
Considerando fatores físicos e emocionais, podendo dar inicio a uma atividade em grupo. O trabalho em equipe acrescenta conhecimentos, e favorece para a melhor qualidade de vida dos pacientes.
È multidisciplinar, o trabalho quando diferentes profissionais atendem o mesmo paciente, e trocam informações entre eles.
Uma das grandes dificuldades apontadas pelos profissionais da equipe, é a falta de linguagem clara sobre as condições do paciente.
Ao psicólogo cabe procurar o sentido oculto, ampliando um olhar observador, com sensibilidade clínica, procurando um objetivo na abordagem dos problemas do individuo para melhorar sua condição de vida em grupo.
A psicologia hospitalar tem construído sua história, passo a passo, considerando que há menos de duas décadas, a atuação do psicólogo em instituições hospitalares não estava regulamentada. As atividades desempenhadas pelos psicólogos organizacionais e clínicos necessitam se moldar às demandas institucionais. Nos hospitais gerais, faz-se, então, necessária a escuta terapêutica com usuários, a escuta de seus familiares. Médicos e enfermeiros observam que diversos usuários acabam voltando ao hospital novamente “doente”, solicitando atendimento e cuidados. As equipes de médicos e outros funcionários do hospital relatam que, em alguns casos, somente a ajuda médica não basta para o tratamento ser bem sucedido. Portanto, a integração da equipe de saúde é imprescindível para que o atendimento e o cuidado alcancem a amplitude do ser humano,