A historia da psicologia
A História da psicologia hospitalar surgiu em 1818, No Hospital MC Leon , em Massachusetts, quando se formou a primeira equipe multiprofissional que incluía Psicólogo, Bioquímicos,Patologistas, Fisiologistas, No ano de 1904 no mesmo hospital surgiu um laboratório de psicologia onde foram desenvolvidas pesquisas sobre a psicologia hospitalar.
Na década de 50, Começou os relatos de inserção do psicólogo em hospitais, com Matilde Neder Instalando um serviço de Psicologia Hospitalar no hospital das Clínicas da faculdade de medicina da universidade de São Paulo.
Matilde Neder, ao ser convidada para o trabalho, ela procurou fazer adaptação técnica de seu instrumental teórica, acoplando-o á realidade institucional, Houve então a criação de modelos teóricos de atendimentos, Que visavam agilizar esses atendimentos afim de torná-los adequados á realidade hospitalar.
Na década de 70, Bellkiss Wilma Romano Lamosa é convidada para a implantação do serviço de psicologia do instituto do coração do hospital das clínicas da faculdade de medicina da universidade de São Paulo. Naquela Ocasião Bellkiss já havia atuado em diversas unidades do hospital da clínica da Usp, Ao assumir essa responsabilidade ela estava sedimentando a atividade e assim colocando seu nome no percurso na História.
O primeiro curso de psicologia hospitalar do País foi oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no ano 1976, Sob responsabilidade de Bellkiss W.R Lamosa.
O processo da Psicologia Hospitalar surgiu pela iniciativa de profissionais, demanda da população e pelas próprias instituições. Atualmente, os hospitais vêm se abrindo cada vez mais para a atuação dos psicólogos, valorizando a concepção do trabalho interdisciplinar e multiprofissional. A Psicologia Hospitalar tornou-se uma realidade na nossa profissão e na sociedade. Não se pode deixar de citá-la entre as áreas de Psicologia.
No Brasil, os registros ainda são escassos, mas na década