o projeto
Objetivos
Equipe
Contato
-
Química - Textos de Química Estequiometria -
Composição percentual, fórmula molecular e empírica
Composição Percentual dos Compostos
Sabendo a fórmula de um composto sabemos qual é o número de átomos de cada um de seus elementos constituintes. Porém, suponha que precisamos verificar qual a pureza de um composto que será utilizado em um experimento de laboratório. Por meio da fórmula, podemos calcular qual é a contribuição percentual de cada elemento para a massa total do composto. Comparando a composição percentual calculada com a composição percentual obtida experimentalmente, é possível determinar a pureza da amostra.
A composição percentual é a porcentagem em massa de cada elemento em um composto. A composição percentual é obtida dividindo-se a massa de cada elemento existente em 1 mol de composto pela massa molar do composto e. em seguida. multiplicando-se o valor obtido por 100. Matematicamente, a composição percentual de um elemento em um composto é dada por:
Composição percentual de um elemento = (n x massa molar do elemento/ massa molar do composto) x 100%
Em que n é o número de mols do elemento presente em 1 mol do composto. Por exemplo, em 1 mol de peróxido de hidrogênio (H2O2) há 2 mols de átomos de H e 2 mols de átomos de O. As massas molares aproximadas de H2O2, H e O são, respectivamente, 34,02 g, 1,008 g e 16,00 g. Portanto, a composição percentual do H2O2 é calculada do seguinte modo:
A soma dessas porcentagens é 5,94% + 94,06% = 100%. Observe que se utilizássemos a fórmula empírica (HO) para os cálculos, teríamos obtido o mesmo resultado.
Os químicos precisam frequentemente saber qual é a massa real de um elemento em dada quantidade de composto. Na indústria de mineração, por exemplo, com base nesse dado, os cientistas