O profissional na era da educação
O estudo a seguir traz abordagens concernentes as diferentes modalidades de trabalho em nossos dias, em outras palavras, como é o trabalho nesta era chamada pós-industrial.
Nossas necessidades são outras, as maneiras de atuação no mercado seguem em concordância com estas necessidades.
Nem todos batem cartão em um local pré-determinado de trabalho, e trabalham em grandes empresas gozando de todos os direitos conferidos aos profissionais de sua qualificação.
A discussão no momento gira em torno deste tema, pois existem muitas inseguranças e dúvidas sobre este isto, como garantir o bom desempenho destes profissionais longe das vistas de um supervisor?
Como remunerar e manter estes profissionais?
Até que ponto o trabalho em horários flexíveis é interessante para as empresas? E que empresas seriam estas?
De maneira resumida analisaremos estes temas.
2. Desenvolvimento
2.1 Era pós-industrial
O mundo gira e se transforma initerruptamente, gerando inovações, reinventando o que já existe e evidentemente criando novos contextos, isto, em diversos aspectos.
Fazendo uma breve reflexão sobre o que nos antecedeu, somos capazes de entender cada novo contexto na medida em que surge, pois pertencemos à era da informação, esta que é o resultado da evolução humana constante.
Não estamos todos floreando ou figurando os chãos de fábricas como outrora, nosso cansaço hoje não é mais exclusivamente o físico, sofremos também do tipo emocional, como por exemplo, o nosso famosos “estresse”.
Nossa modalidade profissional é primordialmente a criativa, temos por necessidade e obrigação criar soluções para os diferentes problemas à medida que surgem.
Com o advento da tecnologia da informação, que é a área de conhecimento responsável por criar, administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, de forma a gerar informações para tomada de decisão. De acordo com Foina (2001), foi