Educação profissional
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: Prática Docente e Projetos Integrados
Acadêmico: SANDRO MACHADO
Educação profissional
Este texto tem por objetivo esboçar a educação profissional, sua história, características e diagnosticar o panorama atual desta modalidade e a atuação do pedagogo neste espaço.
O trabalho sempre fez frente ao desenvolvimento do ser humano, de sua criatividade e de suas realizações, embora esta interpretação não tenha relevância tão notória a ponto de ter recebido ao longo de sua história, investimentos suficiente que valorizasse tamanha importância desta modalidade de ensino para construção da sociedade.
A história da educação profissional em nosso país está marcada por rupturas e tem como referência o trabalho manufatureiro-industrial.
Enquanto o Brasil era um país colônia o foco da educação profissional foi oferecer com intuito assistencialista, o ensino de um ofício a crianças e jovens pobres, condição esta que perpetua ao Brasil Imperial que agrega junto ao ensino de ofícios, o aprendizado das primeiras letras e o ensino primário.
O Brasil Republicano por sua vez, não demarcou grandes transformações a educação profissional. Apenas na década de vinte são sinalizadas algumas mudanças sociais e culturais que afetam a oferta da educação básica e o ensino técnico profissionalizante. Porém a marcha industrial e o alcance econômico na década de trinta, delineavam investimentos na educação com finalidade a educação profissional, pois era preciso se voltar aos interesses econômicos da sociedade. A constituição de 1937 entra em vigor e torna o Estado responsável pelo ensino vocacional e profissional, tornando-se um avanço significativo. Tinha como objetivo atingir as classes menos favorecidas, alimentado a dualidade no ensino e o quão excludente permanecia, traçando uma característica histórica e cultural da educação brasileira nesta modalidade.
A Lei Orgânica de 1940 cria o SENAI e o SENAC que se colocam