O profissional logistico como um diferencial logistico
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Desafio de Aprendizagem
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
O profissional logístico como diferencial competitivo.
Introdução.
A globalização, os avanços tecnológicos, o crescimento da população mundial, o comprometimento com a melhoria do padrão de vida e consumidores cada vez mais conscientes e exigentes forçaram as organizações a repensarem seus processos e serviços.
A busca de novos mercados, incluindo no exterior, fez com que as organizações se reestruturassem com o objetivo de aumentar significativamente sua qualidade e produtividade. Atualmente ser competitivo não se resume apenas em conceitos de boas práticas de vendas de produtos e serviços, uma vez que não se compete apenas com concorrentes geograficamente próximos, para uma empresa se manter no mercado é fundamental o acompanhamento das evoluções tecnológicas, a reformulação das estratégias de gestão, revisão e atualização de informações que influenciam direta ou indiretamente nas decisões da organização.
Com os mercados mais competitivos, novas estratégias no processo de distribuição física e no ciclo de abastecimento permitirão a entrada em novos mercados como também uma consolidação de posição em outros. Com esse objetivo aumentou-se a busca por profissionais capacitados e com conhecimento em gerenciamento econômico e de sistemas, princípios e técnicas, legislação e tributação de logística, noções de logísticas internacionais e conhecimento para desenvolver projetos na área resultando em uma redução de custos, conseqüentemente um aumento nos ganhos, além da diminuição de desperdícios e de agregação de valores para o consumidor final.
O reconhecimento do profissional de Logística.
As médias e grandes empresas no setor industrial e do comércio reconheceram a importância do diferencial logístico em seus processos e a busca por esses profissionais tem aumentado significativamente. A necessidade de