logistica
Nos próximos 5 anos...
A Palavra-Chave é SINERGIA
Cada vez mais a "sinergia" será explorada pelos profissionais e empresas de logística. A necessidade de reduzir custos e proporcionar melhores níveis de serviço ultrapassará as barreiras organizacionais.
Empresas "pares" e "complementares" atuarão em conjunto, visando oferecer soluções completas a seus Clientes.
Empresas concorrentes serão vistas como aliadas, aproveitando sinergias operacionais para melhor utilizar veículos de transporte e áreas de armazenagem, racionalizar uso de mão-de-obra, minimizar investimentos em ativos operacionais, barganhar junto a fornecedores, etc. O que a 'Folha de São Paulo' e 'O Estado de São Paulo' ousaram fazer recentemente com a criação da SPDL é o que as demais empresas farão amanhã.
Vale também lembrar de exemplos como Varig e Tam e a operação conjunta entre a Goodyear e a SKF.
A Exploração dos Clusters Industriais
Ainda na linha da sinergia, clusters industriais serão melhor aproveitados e organizados por grandes 3PLs ou por pools de provedores logísticos especializados. São exemplos de clusters: a indústria moveleira na Região de Bento Gonçalves (RS) e Itatiba (SP), a indústria de calçados no Vale dos Sinos (RS) e em Franca (SP), a logística do turismo para hotéis e restaurantes em Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Região Serrana (RJ), Visconde de Mauá (RJ), Serra Gaúcha (RS), Balneário Camboriú e Florianópolis (SC), a indústria de conservas em Pelotas (RS), a indústria vinícola na Serra Gaúcha (RS) e tantos outros.
O Modelo de Tiers ou Camadas
Há alguns anos o setor automotivo vem se organizando no conceito de "tiers" ou camadas estando ao redor das grandes montadoras as empresas que compõem o "tier one", aquelas que fornecem diretamente às montadoras e que realizam a montagem de subconjuntos ou módulos como direção, sistema de freio, motor, injeção eletrônica,