O professor dos anos iniciais
CURSO DE PEDAGOGIA
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 TÍTULO DO PROJETO: A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NOS ANOS INICIAS QUE ATENDEM ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALAS REGULARES: REALIDADE OU ILUSÃO.
1.2 ACADÊMICOS:
-
1.3 PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL:
1.4 PÓLO: PADRÃO
INTRODUÇÃO
Com as mudanças implementadas à partir da aprovação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1.996, surge um novo paradigma: a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais, trazendo novos conflitos para a prática docente, vai perpassando pelo déficit de formação acadêmica para atender esta clientela.
Desta forma, o tema escolhido aborda as dificuldades dos professores no atendimento aos alunos com Necessidades Educativas Especiais que frequentam as classes regulares, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo desta pesquisa está em analisar se professor encontra-se apto ou não para atender os alunos com necessidades educativas especiais, problema este que tem afetado a identidade do professor, fazendo que se sintam incapacitados ao lidar com vários tipos de deficiência, cabendo a eles a responsabilidade de decidir sobre os métodos pedagógicos apropriados. A presente pesquisa se desenvolverá por meio de análise de teóricos que abordam o tema, da coleta de dados e da elaboração do relatório final.
Assim, considera-se de extrema importância essa investigação, por ser um momento privilegiado de reflexão à respeito da formação acadêmica de futuros profissionais da educação, além de poder propiciar essa reflexão aos que terão acesso à presente pesquisa, incluindo colegas de curso, professores, profissionais da educação e, principalmente, ao público pesquisado. Espera-se desta forma, contribuir para o melhor desenvolvimento da educação, ao retratar a realidade encontrada nas salas de aulas à partir da educação especial nas