O PROCESSO
Curso :DIREITO
Disciplina: TEORIA GERAL PROCESSO
Professor: FABIO MILHOMENS
Aluno: WILLIAM MARCNNI QUEIROZ SOUZA
Matricula: 500418985
Turma: M1
Turno: MANHÃ
Resenha crítica do filme “O PROCESSO”
O filme é baseado no livro de Franz Kafka e dirigido por Orson Wells, tem como cenário a Europa do final do século XIX, e propõe uma reflexão sobre a relação do Estado enquanto estrutura de poder, impondo soberanamente sua vontade a sociedade.
Assim o filme se desenvolve:
1- Um homem que se diz da justiça notifica o senhor Josef K. sobre um processo em andamento contra ele. Esse mesmo homem passa a ser o “vigilante”, a pessoa que passa a observa-lo em nome da justiça.
2- Sendo exposto a extorsão por parte dos homens da justiça, o Sr. Josef fica atordoado, mas segue buscando sem êxito conhecimento sobre o propósito do processo ou acerca do delito.
3- Diante do Estado ele não é ninguém, pois as leis, a burocracia, as pessoas responsáveis, todo conhecimento, tudo lhe é negado para compreender o processo, e assim este corre a sua revelia.
4- Sentindo-se fraco, perde a certeza de sua inocência, a sua identidade e seus valores, culminando com a condenação máxima.
No filme o direito tem caráter abstrato. O caráter abstrato da acusação nos remete aos conceitos e categorias de crimes que a sociedade criou, especialmente com relação a moral e ao comportamento, transformando em ameaça toda conduta fora das normas estabelecidas.
A acusação de Josef K., abstrata ou não, é organizada, pois por traz dela existem servidores, magistrados, policiais, carrascos, e também uma sociedade que dirige e domina a formação de conceito, de valores, de moral, de comportamento, etc.
Nessa dinâmica e sob o monopólio da justiça do Estado, o acusado, o cliente espera o advogado, que espera o juiz, que espera o tramite legal do processo. O tempo passa e a porta da justiça nunca vai ser passada, a justiça não chega e se chega vem na