O processo e as variaves básicas da negociação
Nos dias atuais as empresas estão dando mais importância ao processo de negociação, tanto no ambiente interno quanto no externo, buscando cada vez mais chegar a um objetivo em comum junto com seus negociadores de forma que possa alcançar o crescimento em longo prazo. Vamos falar aqui da negociação e algumas etapas pelas quais ela precisa passar para se chegar ao objetivo. Essas etapas são denominadas: Entradas, Processos, Saídas, dentro dessas etapas vamos analisar as Variáveis Básicas de uma negociação.
2.0. Desenvolvimento
2.1. Conceito de Negociação.
É a comunicação de duas ou mais pessoas com o proposito de atingir um objetivo em comum, de modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas e consigam chegar a um acordo. Em uma negociação deve se ter em mente que todos precisam atingir suas necessidades, pois baseados nisso teremos resultados positivos e relações duradouras.
2.2. Processo de Negociação
Podemos dizer que a negociação vista de um processo sistêmico, divide-se em etapas que giram em torno de um objetivo: Entradas – Processos – Saídas e Feedback.
2.2.1. Entradas
Constitui de todas as informações necessárias que conseguimos colher, através delas identificamos a real necessidade do cliente, apontamos as diferenças individuais de cada um, valorizando assim os interesses pessoais de cada um, mantendo a satisfação de ambas às partes.
2.2.2. Processos É a própria negociação, ou seja, todas as informações que colhemos nas entradas transformando-se em argumentos para conseguir fechar o negocio com o cliente.
2.2.3. Saídas Representam os resultados obtidos com a negociação. Entre eles podemos destacar a conquista de pessoas, que podem resultar um Feedback positivo, as concessões obtidas e a satisfação das necessidades dos negociadores. Uma Saída positiva pode resultar em uma relação duradoura entre ambos.
2.3. As variáveis básicas da negociação
São três variáveis que influenciam o processo de