Variaves basicas no processo de negociaçao
O processo de negociação é fundamental para manutenção e equilíbrio competitivo entre as empresas.
A conjuntura atual econômica está exigindo muita competitividade entre elas, não só em termos profissionais, mas também em relacionamentos criados entre ambas.
O processo de negociação é fundamental para que o ser humano alcance seus objetivos, além de ser um dos menos conhecidos.
Os autores Nieremberg e Illich tem suas visões sobre a negociação, “assim como ela ser uma arte”, ou “uma forma comum de um contato humano, não sendo limitada somente a atividades profissionais."
E foram reconhecidas três variáveis básicas no processo da negociação: Poder, Tempo, e Informação.
A variável Poder no processo de negociação:
Por não ser uma tarefa fácil descrever essa variável, sendo assim vários autores tem diferentes visões sobre poder, julgando-o ser “uma forma de conseguir tudo o que deseja” ou ”conseguir com que tudo saia da forma com que deseja”.
Eles alertam e descrevem sobre vários tipos para de poder, sendo ele positivo ou negativo.
O Poder nesse processo foi subdividido por Martinelli e Almeida em: poderes pessoais, circunstanciais, especialistas, etc., e mostrando complexidade em suas definições.
Robert Greene registrou que a falta de poder pode fazer com que as pessoas se sentem impotentes e infelizes, pois todos sempre querem mais.
Como existem vários modos de exercer o poder, nos deparamos com essa variável sempre no nosso dia-a-dia exemplo: nossas corporações armadas (polícia), na nossa política (Poder Judiciário, Legislativo). O poder às vezes nos traz um lado negativo que é o de forma bruta ligada a violência.
O uso do poder pede muita atenção para não acabar prejudicando a negociação e principalmente a relação interpessoal.
A Variável Tempo no Processo de Negociação: indicador de período no qual o processo da negociação acontece.
Na negociação o tempo pode ou não ser favorável para ambas as