o processo pedagogico e a avaliação
A avalição do ponto de vista linear ocorre como uma verificação da aprendizagem do aluno, o professor, em seu planejamento didático, define os objetivos de ensino, os conteúdos e métodos, executa o planejado e faz uma avaliação do aluno. Desse modo o professor busca entender o que foi aprendido pelos alunos para dai fazer os ajustes no processo ensino-aprendizagem.
A abordagem processual da avaliação busca um caminho alternativo. Nele a avaliação o processo ensino-aprendizagem se organiza em dois grandes eixos interligados: objetivos/avaliação e conteúdo/método. Dessa forma a avaliação não se encontra ao final do processo e sim faz parte do processo, junto ao objetivo formando um par dialético com ele, orientam todo o processo que segue, tendo como finalidade o desenvolvimento do aluno e não somente “avaliar” o que foi aprendido.
2. O âmbito da organização do trabalho pedagógico da escola e o da sala de aula (função social da escola).
A escola tem suas funções sociais determinadas de acordo com a sociedade na qual está inserida. Ela é um lugar de luta, luta por uma educação melhor, por uma sociedade mais justa e digna. Haja vista o projeto politico-pedagógico que é elaborado visando as necessidades e características de cada escola. No entanto, o trabalho pedagógico da sala de aula visa às matérias escolares (língua portuguesa, matemática, etc.). Dentro de uma sociedade cada vez mais capitalista, o trabalho pedagógico de sala de aula passa a ter “mais importância” pra essa sociedade que busca maiores qualificações para funcionamento da economia e assim a escola falha no seu papel social, excluindo e subordinando seus alunos.
3. O âmbito da formação e o da instrução ( formação x instrução ).
A formação acontece implícita e informalmente através da vivencia cotidiana no ambiente escolar. A escola e sala de aula atuam no campo da instrução e no campo da formação. A instrução