O processo didatico no esporte de alto rendimento
Alexandre Xavier; Daniel Ferreira; Geomires Carvalho; Gledson Bezerra; Marcio Andrade; Natália Monique; Sílvio Chalegre. Tatiana Acioli Fomentadora da turma 3M. e-mail do responsável: marcio_silva_21@hotmail.com
Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM)
Curso de Educação Física – Semana Interdisciplinar 2013.2
Recife, PE.
Palavras-chave: Didática, Esporte, Alto Rendimento.
Introdução
A didática no alto rendimento não é a mesma usada no seu passado, pois ela deveria ser introduzida na forma original do seu significado, não como é vista nos dias atuais de modo tão irrelevante, pois quando paramos para observar sua prática no esporte de alto nível vemos que a própria perdeu a sua essência que é: “ensinar tudo a todos”, Comênio (1966). Nos dias atuais os técnicos e os patrocinadores buscam o resultado e esquecem que por traz daqueles números existe uma pessoa que tem sentimento, como conseqüência temos atletas com grandes problemas psicológicos. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma releitura sobre como podemos utilizar a didática no esporte de alto rendimento.
Objetivos
Realizar uma análise bibliográfica da didática e sua influência no aspecto psicológico do atleta de alto rendimento. E como o mesmo pode vir a se comportar.
Metodologia
A metodologia concebida no desenvolvimento deste estudo está pautada em pesquisas realizadas em publicações feitas em base de dados como: Bireme, Scielo, Lilacs. Como critério de inclusão artigos da língua portuguesa sobre esportes de alto rendimento e didática.
Resultados e Discussão
Segundo Brandão e Carchan (2010), o treinador tem uma influencia direta, que pode ser positiva ou negativa, no resultado dos atletas dentro de uma partida de voleibol. O estado de humor, as pressões por vitória são elementos de intervenção na saúde mental dos atletas. Para resultados positivos é preciso equilíbrio