O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO REGULAR
2.1 Objetivo Geral
Analisar como ocorre o processo de inclusão de alunos especiais na educação regular no Colégio José Fernandes da Fonseca.
2.2 Objetivos Específicos
Delinear o perfil do Colégio José Fernandes da Fonseca;
Estudar quais as ações que são realizadas pela escola pra inclusão dos alunos especiais;
Identificar desafios da inclusão de alunos especiais.
3 JUSTIFICATIVA
O tema escolhido para este projeto justifica-se por observarmos que em um mundo tão moderno ainda exista escolas sem nenhuma estrutura, nem professores qualificados para receber crianças especiais.
Este projeto busca uma melhora na qualidade de ensino e o direito da educação para todas as crianças, tornando o ambiente escolar acolhedor para crianças especiais.
Por tanto conhecendo os aspectos da educação para crianças especiais, tendo em vista suas dificuldades individuais e coletivas.
O projeto será aplicado no Colégio José Fernandes da Fonseca, localizado na Avenida Manoel Eugênio, nº 124, situado no município de Boquim em Sergipe, sendo está uma escola particular que abrange desde creche até o ensino médio.
A finalidade do projeto é fazer com que os profissionais da educação e as instituições de ensino, revejam o seu papel para poder receber alunos especiais. E para isso as escolas precisam valorizar a diferença e colocar em prática o projeto.
4 PROBLEMATIZAÇÃO E HIPÓTESES
4.1 Problematização
Qual o perfil da escola?
Quais as ações da escola para inclusão de alunos especiais?
Quais os desafios da inclusão de alunos especiais no Colégio José Fernandes da Fonseca?
5 METODOLOGIA
Para se atingir as propostas desse projeto de pesquisa de campo no Colégio José Fernandes da Fonseca situado na cidade de Boquim.
A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois, essa se desenvolve em um ambiente natural, em dados descritivos e tem um plano aberto e flexível e focalizada de forma