Inclusão escolar
Publicado em: 26/06/2009 |Comentário: 6 | Acessos: 12,747 |
6
Anúncios Google
Ganhe Cupom de R$ 100,00 Anuncie Grátis no Google AdWords E Faça De Cada Visita Um Novo Cliente www.cupomgoogleadwords.com.br
Escola Alvorada A Preocupação com as Necessidades Individuais é o Nosso Diferencial. www.EscolaAlvorada.com.br
Para Mães e Pais Troque experiências e histórias sobre seus filhos com outros pais. CrescendoComSeuFilho.com.br
Déficit de Atenção? Saiba mais em Página Einstein Informação Sobre Saúde e Bem-Estar. einstein.br/pagina-einstein
INCLUSÃO ESCOLAR: LEVANTANDO POSSIBILIDADES, ENCARANDO AS DIFICULDADES. Karla Fernanda Wunder da Silva[1] A discussão sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em escolas ditas ‘regulares’ vem ganhando maior dimensão nos últimos tempos. O conceito de inclusão vem sendo discutido no país de norte a sul, sob diferentes perspectivas e enfoques teóricos.
O processo de inclusão escolar tem como pressuposto a mobilização da sociedade para um novo olhar frente às diferenças humanas, elegendo-as como um valor a ser assumido por todos, partindo do princípio de que a principal característica do ser humano é a pluralidade, e não a igualdade ou a uniformidade.
A recomendação para que os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais sejam matriculados na Rede Regular de Ensino está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. O Brasil é também signatário de várias declarações internacionais que sinalizam a educação inclusiva como o compromisso dos próximos anos no cenário mundial.
Podemos conceituar inclusão antes de tudo como um processo educacional gradual e interativo. É um movimento que respeita às singularidades de cada ser humano, oferecendo respostas às suas necessidades e particularidades. A perspectiva primordial da inclusão é a certeza de que não existem pessoas iguais e são exatamente as