O processo de ensino nas escolas
O exercício do magistério se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares. Há, portanto, uma relação recíproca e necessária entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo dos alunos (aprendizagem). A unidade ensino-aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis –transmissão/assimilação ativa de conhecimentos e habilidades, dentro de condições específicas de cada situação didática.
As Características do Processo de Ensino
A atividade de ensinar é vista, comumente, como transmissão de matéria aos alunos, realização de exercícios repetitivos, memorização de definições e fórmulas. Este é o tipo de ensino existente na maioria de nossas escolas, uma forma peculiar e empobrecida do que se costuma chamar de ensino tradicional:
O professor passa a matéria, o aluno recebe e reproduz mecanicamente o que observou;
É dada excessiva importância à matéria que está no livro, sem preocupação de torná-la mais significativa e mais viva para os alunos.
O ensino somente transmissivo não cuida de verificar se os alunos estão preparados para enfrentar matéria nova;
O trabalho docente fica restrito às paredes da sala de aula;
Devemos entender o processo de ensino como o conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, visando alcançar determinados resultados, tendo como ponto de partida o nível atual de conhecimentos, experiências e de desenvolvimento mental dos alunos:
O ensino se caracteriza pelo desenvolvimento e transformação progressiva das capacidades intelectuais dos alunos em direção ao domínio dos conhecimentos e habilidades, e sua aplicação;
O processo de ensino visa alcançar determinados resultados em termos de domínio de conhecimentos, habilidades, hábitos, atitudes, convicções e de desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos.
Os conteúdos do saber escolar são os conhecimentos sistematizados, selecionados das bases das ciências e dos modos de