O PROCESSO DE ENSINO NA ESCOLA
O processo de ensino busca uma assimilação por parte do aluno, de conhecimento, habilidades e desenvolvimentos de capacidades cognoscitivas, isso tudo, através do que é repassado em sala de aula, dos conteúdos e métodos repassados pelos professores. Essa relação aluno-professor, ensino-aprendizagem, tem que ser algo recíproco, pois para que o ensino e aprendizagem aconteçam, precisa ter essa ligação entre a transmissão de conhecimentos por parte do professor e a absorção desse conhecimento por parte do aluno. Esse processo de transmissão de conhecimento requer uma estruturação, para que o processo de aprendizagem ocorra.
Ainda hoje, na maioria das escolas, o processo de ensino costuma ser tradicionalista, ou seja, o ensino é visto como: o professor passa a matéria, os alunos realizam exercícios que está no livro e decoram tudo o conteúdo para a prova. O ensino deve ser muito mais que isso, o professor e o aluno devem realizar ações de ensino conjuntas, uma vez, que só assim os alunos serão estimulados a aprender.
Esse tipo de ensino, não dá espaço para o aluno desenvolver suas potencialidades cognoscitivas, nem para melhorar suas habilidades e ganhar independência de conhecimento. No ensino tradicional o livro da matéria é considerado o instrumento mais importante no processo de ensino, o professor se preocupa mais em vencer os conteúdos disponibilizados no livro até o fim do ano, do que torná-lo como um auxilio para o desenvolvimento intelectual dos alunos. È muito mais importante que o aluno adquira uma aprendizagem mais sólida do que adquirir um grande volume de conhecimentos. Se o professor dominar a matéria e planejar as aulas, ele saberá o que realmente é necessário para que os alunos desenvolvam capacidades de assimilar os conteúdos repassados.
O livro didático, isoladamente, não saberá se os alunos realmente aprenderam a matéria, se estão com dificuldades, ou se eles estão prontos para seguir o conteúdo, somente o