Propaganda Ideológica
Este trabalho tem por objetivo analisar a propaganda da banda The Bastard Fairies entitulada The Coolest 8 Year Old In The World Talks About O'Reilly, veiculada no YouTube, buscando apresentar seu caráter ideológico, discutir como o conteúdo está direcionado para fortalecer ou denegrir alguma ideologia, demonstrar como a ideologia presente foi difundida e seus efeitos esperados. Para esta análise serão utilizados os conceitos aprendidos na aula de Propaganda Ideológica do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
2. PROPAGANDA IDEOLÓGICA
A propaganda ideológica orienta-se para “formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo o seu comportamento social” (GARCIA 1982). Diferentemente das propagandas tradicionais (de produtos e serviços), onde o emissor procura ser o mais visível possível, as propagandas ideológicas procuram não deixar claro o emissor da mensagem, tenta parecer neutro e propõe uma forma de conduta da sociedade. Segundo Jahr Garcia (1982), “as ideias difundidas nem sempre deixam transparecer sua origem nem os objetivos a que se destinam” e as pessoas expostas a essas ideias “são levadas a agir de uma ou outra forma que lhes é imposta, mas que parece por elas escolhida livremente” (GARCIA 1982). A sociedade crê que seus pensamentos e seu modo de pensar são autênticos quando na verdade eles foram induzidos por propagandas ideológicas.
3. ANÁLISE - The Coolest 8 Year Old In The World Talks About O'Reilly
Na propaganda, uma garota de oito anos posiciona-se contra o apresentador de TV Bill O’Reilly quanto a questão da violência. Em uma participação no programa da Oprah, O’Reilly defende, segundo a garota, que a violência de hoje provém das crianças e que esta violência é incitada através de músicas, como o rap, e vídeo-games e que isso é agravado pela falta de participação religiosa dessas crianças. A garota diz que violência e