o processo da psicologia
“Ter um filho quando se é adolescente pode ser pior do que simplesmente perder a liberdade. Você pode perder a liberdade. Você pode perder os sonhos. “
Uma adolescente grávida solteira é particularmente vulnerável a um transtorno emocional independente de como maneje sua gravidez, ela certamente terá sentimentos conflitantes.
Exatamente quando mais precisa de apoio emocional ele pode lhe faltar: seu namorado pode ficar assustado com a responsabilidade e se afastar, sua família pode ficar zangada e ela pode ser isolada do grupo de amigos na escola, se uma mãe jovem e seu bebê precisam de apoio adicional, um conselheiro interessado, compreensivo e bem informado pode ser de grande ajuda.
Geralmente é a mãe que suporta o maior impacto da maternidade na adolescência, mas a vida de um pai muitas vezes também é afetada.
Além da adolescente (mãe), um menino que se sente comprometido com a menina que engravidou tem decisões a tomar. Numa época em que seus recursos financeiros podem ser escassos e suas perspectiva incertas, ele pode pagar por um aborto ou ver-se obrigado a permanecer dando apoio, ou ele pode casar-se com a menina, fato que pode afetar drasticamente seus planos educacionais e profissionais.
Fonte de pesquisa: Livro de Desenvolvimento Humano.
(Autores: Diane E. Papalia & Sallu Wendkos Olds)
PARECER DA PSICOLOGIA:
A adolescência constitui uma fase de conquista da sexualidade. Pensamos ser esta uma conquista importante, que vai sendo amadurecida e que é tanto mais madura quando constitui um veículo de aprofundamento do conhecimento do outro, do próprio e da