Psicologia e Processo de Aprendizagem
1. Explique o que é hereditariedade e maturação. A hereditariedade é entendida como um conjunto de qualidades ou características que estão fixadas na criança, já ao nascimento. A idéia de maturação refere-se a um padrão de mudanças comum a todos os membros de determinada espécie, que se verifica durante a vida de cada individuo. As transformações do corpo, o crescimento dos órgãos, não dependeria de fatores externos.
2. Como a abordagem inatista-maturacionista entende a inteligência e as aptidões individuais? Na abordagem inatista-maturacionista acredita-se que as aptidões individuais e inteligência são características herdadas dos pais e, portanto, já estão determinadas biologicamente quando a criança nasce.
3. Que questões inquietavam os cientistas e orientaram, no início do século XX, as primeiras pesquisas sobre a natureza hereditária das aptidões e da inteligência? Os cientistas estavam interessados em saber o porquê uma pessoa é diferente da outra em relação aos traços de personalidade, habilidades, desempenho intelectual, etc., os pesquisadores procuraram obter dados que para estabelecer comparações entre pessoas. Eles constataram que pessoas com uma aptidão especial normalmente tinham familiares que apresentavam o mesmo tipo de aptidão. Ou que gêmeos idênticos apresentavam aptidões semelhantes e identificaram diferenças de aptidões e de traços mentais entre homens e mulheres ou entre raças.
4. Para a teoria I-M, o que é mais importante na determinação das aptidões individuais? Os fatores inatos ou o meio social? Justifique sua resposta. Para a teoria de I-M, os fatores inatos são mais importantes do que o meio social para a determinação das aptidões individuais. Para essa teoria, o meio social apenas impede ou permite que essas aptidões se manifestem.
5. Como Binet concebia a inteligência e quais as suas principais características?
Binet concebia a inteligência como uma aptidão geral que não depende das