O problema dos cartéis na economia brasileira
Disciplina: Introdução à Economia
--- > Introdução: Em tempos mais recentes circula pelos meios de comunicação a descoberta de formação de cartéis, em segmentos diversos. O cartel é formado sempre que 2 (dois) ou mais vendedores, supostamente concorrentes, de bens ou serviços, se unem para fixar preços elevados e idênticos em um ou mais produtos. A fixação de cartel constitui crime contra a ordem econômica, com pena de multa ou até mesmo prisão.
--- > Justificativa: *Setores com Maior Incidência de Cartéis
Dentre os diversos segmentos com suspeita de formação de cartel, o mais notório é o Setor de Petróleo, tendo como exemplo os cartéis dos postos de gasolina regionais e nacionais; temos ainda o Setor de Siderurgia, com o caso da Vale do Rio Doce, que após uma reestruturação em virtude de sua privatizada desencadeou uma serie de novas aquisições, o caso dos Aços Planos envolvendo as empresas CSN, Cosipa e Usiminas; o Setor de Bebidas, com o caso da fusão das Cervejarias Brahma e Antarctica, empresas líderes e vice-líderes no segmento de cervejas, formando a AmBev grande potencia nesse mercado; o Setor Alimentício, com a tentativa de aquisição da Garoto pela Nestlé, aquisição da Kibon pela Gessy Lever, fusão entre a Bertin e Friboi para formar a JBS; o Setor Farmacêutico e de Higiene Pessoal, com o caso das insulinas, envolvendo as empresas NN Holding do Brasil e Biopart Ltda. e da aquisição da Kolynos pela Colgate; Setor de Aviação-Linhas Aéreas envolvendo a Varig, TAM, entre outros.
--- > Desenvolvimento
*Consequências dos Cartéis para a Economia Brasileira
O estudo de uma estrutura ideal inicia-se com uma analise da concorrência perfeita como impessoal pelo fato de existir muitas empresas na indústria e muitos consumidores atuando com seus efeitos indiretos, uma economia de livre mercado supõe que cada produtor procure maximizar seu lucro, tanto quanto o