O principe
Faculdade Zumbi dos Palmares
Faculdade de Direito
O PRÍNCIPE: Conquistando e se mantendo no poder
Bruna dos santos miranda
São Paulo
2013
Bruna dos santos miranda
O PRÍNCIPE : CONQUISTANDO E SE MANTENDO NO PODER
RESENHA APRESENTADA AO PROF. DR. ALEXANDRE LUCAS VELTRONI COM VISTAS À APROVAÇÃO NA DISCIPLINA TEORIA GERAL DO ESTADO — 1º SEMESTRE, NOTURNO, DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES, INSTITUTO AFRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR.
São Paulo
Abril de 2013
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe (Título original Il Principe revisto por Maria d Fátima C.A. Madeira) Trad. Pietro Nasseti 2°ed. São Paulo-SP Martin Claret, 2005. 189p.
O autor é italiano natural de Florença o mais alto funcionário da Segunda Chancelaria de Florença teve oportunidade de fazer várias viagens diplomáticas, onde pode conhecer grandes personagens da época. Como escritor publicou entre outras obras como “A Mandrágora”, “A arte da Guerra”, “Comentário sobre a Primeira Década de Tito Lívio”.
Capítulo I OS VÁRIOS TIOS DE ESTADO, E COMO SÃO INSTITUÍDOS.
Existem dois tipos de Estados as Repúblicas e os Principados. Os Principados são hereditários ou fundados recentemente. As Repúblicas são conquistadas pela força ou sorte.
Capítulo II AS MONARQUIAS HEREDITÁRIAS
É mais fácil governar um Estado que seja por forma de Principado do que sob a forma de Monarquias Novas. Para que isso ocorra não se devem transgredir costumes e adaptar da melhor forma às situações difíceis.
Capítulo III AS MONARQUIAS MISTAS
A dificuldade encontrada é que o novo Estado não é totalmente novo, ou seja, o novo