O principe
Os estados podem ser republicanos, e o trono que deve ser herdado pelo tipo sanguíneo, tem os novos estados como Milão com Francisco Gfuerza, que o príncipe que recebeu a herança esta juntocom o estado também tem o reino de Nápoles que fica na Espanha, os domínios são submetidos a um príncipe e são adquiridos por tropas alheias.
Cap. II
Não devemos só falar da republica, mais tambémdo principado, e vamos tentar mostra como são os principados herdados podem ser os governantes.·.
Os estados estão ligados a uma família de um príncipe, ele tem menores dificuldades de governo umestado de que um novo, para isto basta não abandonar o procedimento, que se o príncipe for inteligente ele vai continuar no poder. Temos um exemplo a Itália tem o Duque de Ferraro, que após aresistência dos venezianos em 1484 e a do Papa Júlio em 1510, so aconteceu porque o domínio antigo era da sua família, por isto que eles eram os preferidos.
Cap. III
Quando entra um novo principado a suamaior dificuldade e que podem ser Estados reinado ou hereditário, que poderíamos chamar de principado misto, isto ocorre porque o povo se revolta com o novo príncipe que ele teve que ofender os súditose com isto esse ganhou uma recente conquista.
E com isto eles ganharam inimigos “que são aqueles que foram prejudicados com a ocupação” eles não estariam satisfeitos, e mesmo que estes fortalecidoseles não podiam ser violentos contra eles, pois eles precisavam das boas graças dos habitantes, foi isto que aconteceu com o Rei Luiz da França quando ocupou Milão.
Com os estados conquistados eacrescentados a um estado Antigo, era na mesma província e de idêntica língua, facilmente são sujeitos, e não tenha o costume de viver livres. Com os estados de língua diferente, mas com os mesmoscostumes, eles tinham em mente duas regras a primeira era extinguir a linguagem e a segunda não modificar aos impostos.
Os romanos se organizaram em colônia nas províncias.Cap. I
Os estados podem ser republicanos,