impactos ambientais
De
Geografia
Um dos problemas mais graves do Brasil são os impactos ambientais, vistos que o Brasil é beneficiado com a maior biodiversidade mundial. A natureza sofre desde o início da colonização, quando nosso litoral foi devastado pelos colonizadores. Matas foram derrubadas, animais foram mortos. Estes estragos se estenderam ao interior rompendo o equilíbrio ecológico com atividades como mineração e criação de gado. E nas décadas de 1950 a 1970, a construção de Brasília causou fortes impactos ambientais nas regiões norte e centro oeste. Observe as paisagens de Cerrados e as agressões que essa vegetação vem sofrendo para dá lugar a pecuária e a agricultura. É a vegetação que depois da Mata Atlântica, mais agressão sofre. Atualmente fala-se em outro tipo de agressão: o impacto ambiental urbano. As cidades estão ameaçadas pela degradação do ambiente. A degradação do ar pela poluição compromete a vida das cidades. Os manguezais e restingas abrangem a faixa costeira e são as áreas mais devastadas pelo processo de urbanização, que polui água e solo com esgotos, produtos químicos e o turismo desordenado.
Ø Se uma família de quatro pessoas tomar todos os dias banhos de cinco minutos, gastará mais de 2600 litros de água por semana, o equivalente a água que uma pessoa bebe ao longo de três anos.
Ø A temperatura nas cidades é, em média, 2 a 3°C mais alta do que no campo circundante, devido ao consumo de energia. Ø Usar gás natural na cozinha reduz cerca de 65% a quantidade de dióxido de carbono, comparando com a quantidade emitida por uma central térmica para produzir a mesma quantidade de eletricidade?
Ø Nos países desenvolvidos, mais de metade da energia comercial é desperdiçada sob a forma de calor?
Ø A descarga que esteja a perder água desperdiça, em 6 meses, 171 mil litros de água.
Quarenta por cento da água potável usada em sua casa vai pelo vaso sanitário