o Principe
O Príncipe nada mais é do que um guia dado ao Príncipe Lorenzo de Médice como um presente, e envolve reflexões e experiências do autor , que analisa a sociedade de maneira racional e não mede esforços quando trata de como obter e manter o poder. A obra não busca um Ideal. É repleta de exemplos atuais de como se deve e não deve agir, se tornando essencialmente comparativo.
Em momentos de crise, recomenda que aqueles são necessários a manutenção do poder e estão voltados ao seu soberano de forma fiel, este deverá ser muitas vezes presenteado com objetos, joias, cavalos e espadas coisas dignas de sua grandeza, já quanto, ao homens dispensáveis a manutenção deste poder que podem de alguma forma gerar perigo eminente ao príncipe, esse deverá ser morto juntamente com toda sua família ou empobrecido a tal ponto que ele não tenha condições de atacar a grandeza do príncipe ou gerar qualquer dano ao seu poder. Para que realmente seja um ser de conhecimento e que sejam reconhecidos pelos demais príncipes, não basta apenas governar em alta escala mais sim estar em meio ao povo resolvendo todos os conflitos.
Quanto ao modelo político tratado no livro, a monarquia, era constituída de domínios que são os principados e repúblicas, todos os estados foram republicas ou principados. Principados são hereditários ou novos, se ganha com armas de outros ou próprias, por fortuna ou virtude. Quando fala de fortuna, Maquiável se refere ao trono herdado, quanto a virtude, ele trata de reinos conquistados por meio de guerra.
Sendo assim não