O Principe
O PRÍNCIPE
São José, 20 de maio de 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................03
2. RESUMO.........................................................................................................04
3. CONCLUSÃO..................................................................................................07
4. REFERÊNCIAS...............................................................................................08
INTRODUÇÃO
O príncipe é um livro dividido em 26 capítulos, que expressa a noção de Estado como forma de organização da sociedade do modo como a conhecemos hoje. Mostra como um príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder, como se fosse um manual político.
RESUMO – O PRINCIPE
Um estado apresenta dois tipos de principados, o hereditário e o adquirido. Existem duas formas de como chegar ao poder, uma pela virtude e outra pela fortuna.
O método que o principado novo deve fazer para conquistar o Estado, é excluir a linha de governo do principado anterior, não mudar o costume do povo e residir junto ao povo, além disso, se afastar dos poderosos, pois estes podem virar futuramente contra o governante.
O principado tem duas formas de ser governado, o príncipe com o seu ministro tem maior poder para governar, e a outra forma de governo é o príncipe governando junto com nobres com títulos não dado pelo soberano, mas pela nobreza de sangue, porém é mais difícil de governar.
Há três caminhos que o governante deve tomar para governar o Estado cujas conquistas tinham suas próprias leis, a primeira é destruí-los, a segunda passar a morar no local conquistado junto ao povo e a terceira é deixar o povo viver na sua antiga lei cobrando somente impostos.
Aqueles que dependem menos da fortuna ocupam o