O primo basilio (estudo do texto )
1- Luísa imaginava algo totalmente diferente, como pode ser vistos nos livros do romantismo. Ela queria algo surreal talvez, desejava que fosse em um campo, com arvoredos murmurosos relvas fofas. Mas isso não fazia parte da realidade, e ao chegar lá, ela viu que era algo diferente, a casa era velha, e quase caindo aos pedaços, haviam pessoas pobres morando no local, e ela se viu triste ao “enxergar” a realidade.
2- Os romances, grande parte deles, eram utópicos demais, e idealizavam um tipo de amor, que era quase impossível de se viver. As coisas não são assim na realidade, e ele mostra isso claramente no texto, quando Luisa leva enfim, um “ choque de realidade”
3- Predomínio da imaginação sobre a razão, porque podemos dizer que Luísa sonhava demais, que quase não estava mais se importando com Basílio e com o sentimento por ele , mas sim, em como iria acontecer e idealizava tudo de uma forma totalmente romântica. 4 - O “ Paraíso”foi mais fiel a realidade, além de ser totalmente contrario das obras do romantismo. Estudo sobre o realismo/naturalismo
1- O realismo nesse contexto quer dizer algo relativo a realidade, porque assim como alguns livros do romantismo, mostra a realidade.
2-
A- Condicionamento do personagem ao meio, preferência por ambientes miseráveis. B- Ênfase no instinto, condicionamento hereditário da personagem, crítica à igreja.
C- Crítica à igreja.
D- Condicionamento do personagem ao meio, ênfase no instinto.
3 - A descrição minuciosa e linguagem simples, característica do naturalismo.