tcc o primo basilio
Aluno (a): Erotides Siqueira
Delimitação de Tema: A representação da figura feminina Luísa no século XIX na obra O Primo Basílio de Eça de Queiros.
Orientador(a):
Questão Central da Pesquisa
Hipótese Central
Objetivo Geral
Como a figura feminina está sendo representada no contexto social do século XIX.
Fazer uma comparação da representação feminina XIX, e como está sendo remitida no século atual.
Discutir o papel feminino e sua representação com caracterização do século XIX, através da obra O Primo Basílio.
COMO ALCANÇAR O OBJETIVO?
PROCEDIMENTO 1
PROCEDIMENTO 2
PROCEDIMENTO
Introdução O presente projeto irá discutir a representação da figura feminina na obra “O primo Basílio”, de Eça de Queirós, o qual provocou escândalos na época, publicado pela primeira vez em 1878.Não resta dúvida de que o autor consegue nessa obra reproduzir essa mulher Lisboeta do século XIX, embora sob uma concepção masculina que, sem dúvida, deixa as suas impressões negativas em relação ao universo feminino.
De acordo com Eça de Queirós no texto de março de 1872, mencionado anteriormente, a mulher seria responsável pelo destino dos homens, ou seja, da humanidade: “a valia de uma geração depende da educação que recebeu das mães (QUEIRÓS, 1979, v.3, p.1200). A mãe é quem irá transmitir aos seus filhos os valores morais, desta forma, uma mulher sem princípios jamais poderia passar aos seus filhos algo que não possui, não poderia, portanto, educá-los.
Portanto, tratarei de uma visão abrangente e ao mesmo tempo suscita acerca do romance O Primo Basílio que foi caracterizado tematicamente pelo adultério que, neste caso, tem como pressuposto um certo tipo de formação, como situação propícia o isolamento da personagem Luísa. Trata de questões como a inveja, a vingança, mas numa perspectiva secundária com a personagem Juliana, que não mede esforços para mudar de vida, deixar de ser