As transformações do mundo Contemporâneo
Contemporâneo
O Dinamismo
Económico Dos Países
Capitalistas
O Poderio Norte-Americano
Depois da 2ª Guerra Mundial os EUA continuaram a sua tendência de crescimento económico, com acentuação nas empresas multinacionas, que ganhavam capitais apartir de milhões de acionistas.
Com a ajuda da publicidade, do marketing, uma industria tecnologicamente avançada e a explosão demográfica, que ocorreu por esta altura, os Estados Unidos aumentaram a sua economia. Este acontecimente é chamado de “baby boom” e a baixa de preços levou a que o consumo crescesse, caraterizando o “american way of life”.
Problemas e Desafios
A discriminação foi um dos problemas emergente na sociedade americana. Como tal o presidente John F.
Kennedy tentou resolver esta situação com o discurso a
“Nova Fronteira”, mas apesar do seu esforço, foi assassinado em 1963.
Para além deste problema a guerra no Vietnam criou grandes despesas para o estado e originou um forte descontentamento social.
Nesta altura também o programa espacial também contribuiu para uma crescente divida pública.
O “Milagre Japonês”
Na 2ª Guerra Mundial o Japão foi arrasado levando a que os EUA tivessem uma intervenção o que conduziu à democratização e desenvolvimento de este. Após tal, o
Japão conseguiu alcançar um ritmo de crescimento acima de qualquer outro país e um nivel de desenvolvimento industrial muito avançado. Tornando-se assim a terceira potência economica mundial.
Este desenvolvimento foi notório devido ao elevado número de mão-de-obra qualificada e à introdução de técnicas de gestão.
Devido a estes fatores a concentração urbana aumentou para cerca de 80%.
Os Quatro “Dragões Asiáticos”
A transformação do Japão influenciou outros países da
Ásia Ocidental como Taiwan, Singapura, Hong Kong (até la britânica) e Coreia do Sul que se tornaram médias potências. O Caminho da
Unidade Europeia
Após a 2ª Guerra