Reciclagem de Celulares
CELULARES
INFORMAÇÕES
Brasil já tem mais de 247 milhões de linhas de celulares habilitadas.(2012)
Segundo o site da teleco.com.br O Brasil terminou Nov/14 com
280,5 milhões de celulares e 137,9 cel/100 hab.
No mundo, Segundo a companhia Ericsson, o mundo vai contar com 3,3 bilhões de smartphones circulando pelas ruas — o que representa um número três vezes maior do que os atuais 1,1 bilhão. (2012)
A reciclagem de celulares
Os telefones celulares são uma das formas de lixo eletrônico de maior crescimento. No Brasil, esses aparelhos são descartados a um ritmo alarmante.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela fabricante norteamericana Motorola, o tempo médio de substituição dos aparelhos gira em torno de 19 meses. Ainda segundo a pesquisa, os usuários com idades entre 14 e 24 anos demoram apenas 13 meses para trocar de celular.
De acordo com a Nokia, 80% dos itens de um aparelho celular podem ser reciclados.
O que cada item pode transformar após a reciclagem.
Empresas e operadoras que apoiam esta ideia:
A Oi e a Descarte Certo(gestora de resíduos), empresa do grupo
Ambipar fizeram uma parceria em 2012 para a construção de cinco fábricas de processamento e reciclagem de produtos eletroeletrônicos, que envolve um investimento de R$ 16 milhões, sendo R$ 10 milhões financiados pela Oi durante seis anos.
A Descarte Certo terá seis anos para pagar o financiamento, e os juros do negócio serão pagos com prestação de serviços de reciclagem para a operadora.
Motorola
A Motorola iniciou o programa de coleta pós consumo de baterias em 1998, em toda rede de assistência técnica e em parceiros estratégicos, como as operadoras de telefonia celular.
Em 2007, o programa foi expandido em um sistema global de coleta de baterias e equipamentos Motorola.
Através do programa ECOMOTO, ela já alcançou o recolhimento de aparelhos, acessórios e componentes