Reciclagem De Celular E Bateria
Quantos celulares você já teve até hoje? E quantos mais você ainda vai ter? Tem muita gente que troca de celular como se trocasse de roupa, mas mesmo assim quem decide ficar com um celular até seu último suspiro sabe que ele não pode durar para sempre. A vida útil de um telefone celular não é longa, até mesmo por causa da tecnologia que nos obriga a trocar de equipamentos quase na velocidade da luz.
O que acontece quando você troca de celular? O antigo aparelho fica jogado em um canto, sem nenhuma utilidade. Ou vai para o lixo comum mesmo e acaba em um depósito de lixo. Pois saiba que os danos ao meio ambiente podem ser devastadores. Quando for jogar seu celular no lixo da próxima vez, pense em reciclagem. Às vezes o usuário troca apenas a bateria do celular. As baterias dos telefones celulares tem vida útil pré-determinada. Após um determinado número de recargas, o desempenho começa a cair, mesmo sendo recarregadas constantemente não aguentam nem uma horinha mais. Está na hora de comprar uma nova e automaticametne a velha vai para o lixo. Mais uma vez, pense em reciclagem.
Equipamentos eletrônicos são ricos em vários tipos de metal pesado, como chumbo (usado para soldar chips), cromo e mercúrio, usados em componentes de metal ou visores LCD. Baterias em especial possuem forte presença de metais pesados que, se descartados na natureza, podem poluir o solo e a água. Além disso, o próprio plástico que compõe a maior parte do telefone é um material de difícil decomposição.
Bateria de Celular - Perigo para o Meio-Ambiente
Uma bateria de celular é composta por várias substâncias químicas responsáveis pelo armazenamento da carga elétrica. Elas podem conter materiais como cádmio, altamente nocivo ao meio-ambiente e tóxico para humanos. Apesar de serem prejudiciais para a natureza e para a saúde, se reciclados, estes materiais têm valor comercial, pois podem ser reaproveitados em outras áreas. O mesmo vale para outros materiais que compõe