Desenvolvimento sustentável
Neste trabalho analisarei o programa sustentável da Nokia que juntamente com o Grupo Pão de Açúcar uniram seus conhecimentos e experiências na área de sustentabilidade e lançaram o ‘Alô Recicle’, um programa de reciclagem de celulares, acessórios e baterias. Inicialmente, foi estabelecida a instalação de 41 pontos de arrecadação em lojas das redes Pão de Açúcar e Extra, no Estado de São Paulo, e cidades de Salvador e Fortaleza.
Fundado em 1948, o Grupo Pão de Açúcar é hoje a maior empresa de varejo do País com mais de 1.080 lojas, entre super e hipermercados, além de postos de combustíveis e drogarias. A companhia mantém operações em 18 estados de todas as regiões do Brasil e Distrito Federal. Adota uma política de atuação multiformato com os modelos: supermercados (Pão de Açúcar, Extra, CompreBem e Sendas), hipermercados (Extra), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Extra-Eletro), lojas de conveniência (Extra Fácil) e atacado (Assai Atacadista).
A Nokia fundada em 1856 é líder mundial em comunicação móvel, conduzindo o crescimento sustentável desta indústria. Além disso, o crescimento sustentável se deve à Política do Sistema de Gestão Integrado. A NOKIA é uma empresa líder em comprometimento com o Meio Ambiente na redução de seus impactos ambientais como recursos naturais.
Desenvolvimento
Após uma pesquisa realizada pela Nokia, em 2008, com a participação de 6.500 pessoas de 13 países, incluindo o Brasil, a Nokia teve a idéia de criar um grande programa de reciclagem de celulares no Brasil. A pesquisa comprova que apenas 3% da população mundial têm o habito de reciclar seus celulares. No Brasil essa porcentagem cai para 2% e quase metade dos entrevistados nem sequer sabia que era possível reciclar seus celulares usados.
Segundo o estudo se todos os 5 bilhões de usuários devolvessem pelo menos um celular seria possível economizar 380 mil toneladas de matéria-prima e reduzir a emissão de gases. Essa reciclagem possibilitaria a economia de