Aplicação dos resíduos reciclados
A recuperação e reciclagem de materiais e resíduos de madeira é um processo amigo do ambiente já que:
-A madeira é um armazém natural de dióxido de carbono. Para formar um m3 de madeira, as árvores armazenam cerca de 0,9 t de CO2, o que ajuda a reduzir a concentração na atmosfera dos gases com efeito de estufa. A madeira reciclada mantém esse CO2 armazenado.
- Os materiais e resíduos de madeira são, frequentemente, muito volumosos e a sua recuperação contribui para uma melhor gestão dos aterros.
-A madeira não reciclável pode ser valorizada como fonte natural e renovável de energia.
- Utilizar madeira reciclada permite diminuir a percentagem de madeira virgem (muito mais húmida) utilizada na produção de painéis, mobiliário, revestimentos, etc., representando uma significativa economia de energia em todas as fases dos processos produtivos.
- Reciclar a madeira aumenta a consciência ecológica da sociedade e a sua satisfação pela gestão adequada dos resíduos.
- Recuperar e reciclar madeira cria postos de trabalho.
Os resíduos de construção civil e demolição apresentam importante parcela de responsabilidade na produção de resíduos brasileira. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que classifica os diversos tipos de resíduos sólidos, por conta dos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, por meio da NBR 1004, dispõe os resíduos da construção civil na Classe III- Inertes.
CONCLUSÕES Os resíduos de construção civil e demolição (RCD), por integrarem os resíduos sólidos urbanos, devem ser objeto de preocupação por parte do Ministério Público, uma vez que são responsáveis por grande percentual do total dos resíduos gerados no país.
“O resíduo de construção e demolição ou simplesmente entulho, possui