CÓDIGO DE ÉTICA DE 1947 DO SERVIÇO SOCIAL
SOCIAL
CÓDIGO DE ÉTICA DO
SERVIÇO SOCIAL DE 1947
• Os Códigos de Ética estão diretamente ligados à prática do Serviço Social, e é nesse contexto que vamos apresentar fatos que marcaram essa Categoria Profissional e fatos que foram relacionados com o homem na sociedade durante cada Código.
• O Serviço Social cria seu primeiro código de ética profissional, aprovado em 29 de setembro de 1947, com fortes conceitos morais interligados aos preceitos católicos.
Código de Ética
Profissional
• A ética é uma parte da ciência moral, mais do que limitar-se a um feixe de normas, ela procura a humanização do trabalho organizado, isto é, procura colocá-lo a serviço do homem, da sua promoção, da sua fidelidade social. INDIVIDUALISMO E ÉTICA
PROFISSIONAL:
Parece ser uma tendência do ser humano, como tem sido objeto de referências de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seus interesses próprios e, quando esses interesses são de natureza pouco recomendável, ocorrem seriíssimos problemas.
Aquele que só se preocupa com os lucros, geralmente, tende a ter menor consciência de grupo. Fascinado pela preocupação monetária, a ele pouco importa o que ocorre com a sua comunidade e muito menos com a sociedade. VIRTUDES PESSOAIS:
Não obstante os deveres de um profissional, os quais são obrigatórios, devem ser levadas em conta as qualidades pessoais que também concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional, algumas delas facilitando o exercício da profissão. Muitas destas qualidades poderão ser adquiridas com esforço e boa vontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, no decorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-las à sua personalidade, procurando vivenciá-las ao lado dos deveres profissionais.
HONESTIDADE,SIGILO,COMPETÊNCIA,PRUDÊNCIA,
CORAGEM,PERSERVERAÇA,HUMILDADE,IMPARCIA
LIDADE,OTIMISMO,ATITUDE E MORAL.
CÓDIGO DE ÉTICA
PROFISSIONAL.
Uma ordem