Código de ética profissional do serviço social de 1947
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DE 1947
Campos dos Goytacazes 2014
ALECSANDRA GONÇALVES
CARLA ZULMIRA
FRANÇOIZA TERRA
KEILA DA SILVA CRUZ lAYLA PINTO tamires muniz
CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL DE 1947
Trabalho apresentado à disciplina de Ética e Orientação Profissional como parte dos requisitos para a obtenção de nota da AV2.
Professora: Thais Bernardo
Campos dos Goytacazes
2014
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DE 1947
Em 1947 houve uma primeira elaboração do CE, mas como a profissão foi regulamentada apenas em 1957, somente em 1965 é que se aprova o primeiro CE do Serviço Social, prevalecendo os preceitos desde 1947.
Deontologia: Termo criado por Jeremias Bentham – ciência da moralidade – 1934. Para designar uma ciência do conveniente, isto é, uma moral fundada na tendência de seguir o prazer e a fugir da dor.
INTRODUÇÃO
Sabemos que Os Códigos de Ética estão diretamente ligados à prática do Serviço Social, e é nesse contexto que vamos apresentar fatos que marcaram essa Categoria Profissional e fatos que foram relacionados com o homem na sociedade durante cada Código.
Vamos ressaltar os avanços alcançados nesses períodos pelo Assistente Social junto à sociedade e mostrando a forte influência da Igreja Católica na construção desses Códigos de Éticas Profissional. Sendo o Serviço Social uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que pode intervir nas sequelas da Questão Social, tem uma responsabilidade muito grande atuando dentro de uma sociedade.
O CÓDIGOS DE ÉTICA (1947) E A RELAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL E DO HOMEM NA SOCIEDADE
Começaremos, relembrando que o Serviço Social no Brasil surgiu na década de 30 e foi marcado pela consolidação do sistema capitalista e nesse momento se manifestou como monopólio, sendo marcado pelo afloramento da